Aligot de batata original, comida de bistrô francês na sua casa


Aligot de batata original, comida de bistrô francês na sua casa

Você já experimentou uma receita de Aligot de batata original em um bistrô ou restaurante e agora quer fazer em casa? No Receitandoavida.com, compartilhamos com você a receita original do aligot de batata francesa, fácil de fazer.

O queijo Tome fraîche de l’Aubrac é o segredo de um verdadeiro aligot francês! Este é um típico queijo de vaca curado de montanha francês que derrete rapidamente quando aquecido, resultando em um queijo cremoso e muito elástico. No entanto, o que realmente nos faz apreciar o sabor único do aligot francês é a combinação de queijo e purê de batata!

Então continue lendo e aprenda agora a lista de ingredientes e o modo de preparo.

Lista de ingredientes para a receita de Aligot de batata original

  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 dente de alho
  • 400 gramas de queijo tome fraîche
  • 15 mililitros de creme de leite ou nata
  • 125 gramas de manteiga
  • 2 batatas grandes (para cozer)

Vamos ao preparo da nossa receita? Então continue lendo.

Modo de preparo

Primeirameante, cozinhe as batatas em água fervente ou no micro-ondas – até ficarem macias o suficiente para purê.

Dica: Se as batatas não forem grandes o suficiente, use 4 batatas em vez de 2.

Enquanto isso, corte os rolinhos de queijo em fatias ou tiras não muito grandes para que sejam mais fáceis de integrar com as batatas durante o cozimento.

Dica: Se você não conseguir este queijo francês, use raclette, emmental, gruyère ou queijo suíço.

Quando as batatas estiverem bem macias, retire-as da panela ou do micro-ondas. Em seguida, descasque e amasse com um espremedor ou garfo para obter purê de batatas.

Coloque o purê de batatas em fogo médio e adicione a manteiga. Mexa com uma colher de pau para que os dois ingredientes fiquem bem combinados e formem uma pasta grossa. Adicione o queijo e continue mexendo.

Em seguida, adicione o alho ralado ou picado e continue mexendo o aligot de batata caseiro. Você verá o purê ficando mais grosso e mais difícil de misturar, mas isso é normal e você não precisa adicionar mais manteiga ou leite. Não há segredos para um aligot francês nesta etapa: basta mexer vigorosamente em fogo baixo por cerca de 5 minutos e ele vai amolecer rapidamente.

Por fim, adicione o creme lentamente enquanto continua a bater. Adicione sal e pimenta a gosto e cozinhe por mais 4 minutos, mexendo sempre.

Depois disso, seu aligot francês está pronto! Sirva imediatamente, pois perde a consistência elástica à medida que esfria.

Dica: A consistência de um aligot francês depende muito do tipo de batata e do tipo de queijo utilizado. Então, se você não estiver satisfeito com a primeira versão do aligot, tente novamente com outra batata e queijo!

Afinal o que achou? Fácil, não é? Acima de tudo uma receita clássica.

Veja também

Receita de Purê de inhame: simples, cremoso e delicioso, confira

Purê de berinjela delicioso e fácil: você vai amar a receita, confira

Aligot de mandioquinha, venha conferir essa receita deliciosa brasileira

Batata salteada na manteiga, venha conferir hoje essa delícia

Receita de Purê de batata fácil e delicioso, confira a receita hoje mesmo

Gostou da nossa receita? Então fique à vontade para escrever nos comentários o que achou. Que tal compartilhar essa página com seus amigos que também se interessaram pelo assunto? Em seguida, aproveite também para pegar outras receitas e nos conte como ficou.